quarta-feira, 22 de outubro de 2014

De cantiga em cantiga - Cultura popular e Educação!

Pode parecer um absurdo para alguns, querer juntar cantigas tradicionais com recursos tecnológicos! Eu acho que é uma mistura que pode dar certo, veja só.

Está cada vez mais difícil encontrar crianças que cantem as velhas canções que povoaram a nossa infância. Não quero parecer saudosista, mas acho que há riqueza nessas preciosas melodias que foram guardadas na memória do povo por anos e anos. Acredito que todas as gerações devem ter a oportunidade de conhecer, cantar e se encantar com essas cantigas.

Por isso, essa postagem é para pensarmos sobre essa riqueza cultural e as suas possibilidades em sala de aula, com crianças pequenas, ou não!

Sugiro que não leve inicialmente versões gravadas das cantigas, como galinha pintadinha, palavra cantada, quem canta seus males espanta etc. Sugiro que cante para a turma as músicas que você cantava quando era criança, na versão que aprendeu e veja como seus alunos irão gostar de te ver cantar.

1 - Pode ser em roda, ou para os mais desinibidos, criar um espaço cênico, como se fosse um palco e uma plateia. Apresente o objetivo da proposta (cantar cantigas populares) e comece a cantar! Você pode, em seguida, convidar quem sabe uma música "desse tipo" que você cantou e deixe o show rolar.

2 - Relembre com seus alunos as canções apresentadas e façam um registro desse momento (com escrita ou desenho). Converse com as crianças sobre essas cantigas, de onde vem, como foram feitas, quem canta, se elas têm uma história etc. Depois da conversa, explique para seus alunos o que é essa cultura oral, que passou de boca em boca para gerações e gerações.

3 - Faça uma pesquisa com a turma: peça que tragam as cantigas mais cantadas pelos familiares (pai, mãe, avós), ou que entrevistem pessoas das escola. Elas podem fazer enquetes das músicas populares favoritas dos professores! Dessa forma estarão coletando um material diversificado para compor a proposta final que será publicada no blog da turma.

4 - Dependendo da particularidade com a escrita de cada turma, você pode montar um "banco de canções" com o registro escrito (ou desenho) das músicas que coletaram. Ou quem sabe, gravar as pessoas com um gravador de voz e depois transcrever o que foi cantado, tendo o professor como escriba (para ed. infantil ou séries iniciais de alfabetização).

5 - Faça uma seleção das cantigas favoritas da turma, com votação. Você pode montar gráficos de barras e tabelas simples que mostrem o resultado para a escola.

6 - Ensaie com seus alunos as cantigas que querem gravar para postar no Blog. Quem tiver tempo pode construir instrumentos de sucata para acompanhar a cantoria! 


7 - Grave as cantigas em video ou mp3. Dá até para criar um clipe com desenhos, ou massinha, imagens etc. Vai da criatividade e interesse da turma.

8 - Pode acontecer uma apresentação oficial para a escola e não esqueça de divulgar o endereço do blog da turma para que a comunidade escolar possa ver todo o processo do trabalho.

9 - Publique os vídeos no Blog. Escreva (com a turma ou sozinho) um pequeno texto contando como foi o trabalho. Coloque as fotos, desenhos, gráficos, tudo que achar interessante e que possa ilustrar o percurso da pesquisa que fizeram.

10 - Deixe um comentário aqui se você usou  alguma dessas ideias e escreva o endereço do seu blog para que eu possa ver como ficou!


Nenhum comentário:

Postar um comentário