quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Para início de conversa: o que é um Blog?

Precisamos começar o trabalho com o Blog contextualizando com a turma os tópicos: "o que é" e "para que serve" esse veículo de comunicação pela internet.

1 - Uma roda de conversa inicial pode dar o pontapé necessário para a discussão. Independente da idade, você pode perguntar se já ouviram falar sobre essa palavra, o que sabem, se já visitaram alguma página como esta no computador etc. Faça um registro das respostas dadas e do que surgiu nessa conversa. Anote com os alunos (com escrita ou desenho) numa lousa, ou em um pedaço de papel, cartolina e deixe visível na sala, para que possam consultar quando for necessário.


2 - Pesquise previamente alguns endereços de blogs que você acha que seria interessante mostrar para a turma, selecione e leve para a escola. Mostre algumas páginas para eles e, depois, conversem sobre o que viram, o que acharam mais interessante, como estavam organizados, que assuntos traziam etc. Os alunos podem fazer essa atividade com um roteiro de observação, ou seja, você pode preparar um folha com perguntas ou tópicos a serem observados e, em duplas ou trios, os alunos visitam as páginas e já anotam na folha o que perceberam. 

3 - Em seguida, você pode pedir aos alunos que encontrem blogs de seu interesse e que compartilhem os endereços. Você pode fazer com a turma uma lista dos blogs trazidos  e classificá-los por assunto! Eles podem anotar os endereços para acessar em outros momentos, em casa, com a família ou amigos.

4 - Explore a opção dos COMENTÁRIOS! Com a ajuda dos alunos, escolha um blog para comentar uma postagem. Mostre para a turma como fazer, o que escrever quando queremos comentar um texto, ou assunto. Incentive a turma a fazer comentários nos blogs que estão analisando. Se seus alunos ainda não escrevem convencionalmente, seja o escriba, ou seja, a criança dita e você mostra como escreve.


4 - Após levantar essas informações (e outras que achar importante), faça outra roda com a turma e leve os materiais que produziram. Reveja aquela conversa inicial que fizeram sobre o que era um blog e confira se avançaram nas informações levantadas. Pergunte o que acham de criar um blog da turma, como fariam, sobre qual assunto escreveriam etc. Observe qual o interesse dos alunos na construção desse trabalho. Se for positiva, siga adiante! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário